Uso consciente da água preserva fontes e combate a poluição

água
    A água é a essência da vida.  E é preciso lembrar disso sempre, porque é urgente desenvolver uma nova consciência para o uso racional deste recurso natural que já dá mostras de esgotamento. E sem o qual não há como desfrutar dos benefícios trazidos pelo progresso e desenvolvimento humano.

    Dois terços do planeta em que vivemos é formado por água. Talvez isso nos tenha dado a arrogante ideia de que poderíamos usar sem nos preocupar em conservar. Afinal, em uma análise bem superficial, não é água para caramba? Não é bem assim. Somente trinta e seis por cento da água existente no planeta é utilizável. Parece ruim? Pois é, e fica pior quando se sabe que apenas cinco por cento dela é destinada ao consumo humano.

    A maioria da água disponível encontra-se em forma de gelo ou em lençóis freáticos muito profundos e, portanto, de difícil exploração. Aí você se pergunta: e a água do mar? Bem, é claro que é uma alternativa que não podemos desconsiderar. Mas para isso é preciso desalinizar a água o que, embora já esteja sendo feito, é um processo muito caro e que ainda precisa de muito estudo e pesquisa para que seja desenvolvido em uma escala viável de utilização.

    A alta demanda e a poluição estão levando à redução das fontes. Por isso, precisamos mudar de atitude e começar, agora, a fazer o uso consciente da água. E isso não é tão difícil como parece. Vamos iniciar prestando atenção ao desperdício nas tarefas diárias e tentar reduzir o tempo que mantemos a torneira aberta. Ao lavarmos as mãos, por exemplo, lá se vão sete litros de água; ao escovarmos os dentes, dezoito; ao fazermos a barba, setenta e cinco e ao lavarmos a louça, cento e doze litros. Se ficarmos atentos vamos perceber que dá, sim, para fazer tudo isso gastando menos água sem abrir mão do conforto.

    Senhores de uma nova consciência vamos ver o que a tecnologia nos oferece em soluções inteligentes para economia de água. Os produtos disponíveis vão desde simples arejadores que usados nas torneiras ajudam a reduzir o consumo de água, passando por restritores constantes de vazão que podem ser utilizados em chuveiros de aquecimento central desde que  a pressão seja superior a dez m.c.a., torneiras de funcionamento automático que não costumam ser muito utilizadas em residências, mas se você tiver filhos pode ser uma boa ideia, ao que há de mais moderno, como válvulas de descarga com capacidade de liberação de volumes diferentes de água para a limpeza de líquidos e sólidos. Viu só? é a tecnologia nos ajudando a fazer a parte que nos cabe na preservação do meio ambiente.

    Aah, uma última coisinha. Lembra da tal  “vassoura d’agua”? pois é, vamos acabar de vez com esta apologia ao desperdício e parar de dar mau exemplo.  Afinal, agora que temos uma nova consciência não fica nem bem usá-la até porque este tipo de atitude também contribui para a obstrução das galerias pluviais. Vamos pegar na vassoura de verdade, para valer e aproveitar a tarefa para exercitar o corpo, fortalecer os braços, colocar mais ação em nossas vidas e construir um novo amanhã.

 Divirta-se testando sua consciência ambiental no jogo Casa eficiente Consumo consciente.

http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Respostas to “Uso consciente da água preserva fontes e combate a poluição”

  1. thâmisa Says:

    Me ajudou na redação, obrigadaaaaaaa!!!

  2. eduarda viieira Says:

    Legall só naum gosto de escrever tudo isso ~~’

  3. melissa Says:

    LINDOOOOOOOOOOOO!!

  4. Raimunda Pereira Casildax Says:

    isso é orrivel

    • poloservicos Says:

      Raimunda,
      Se a expressão de seu pensamento se refere a falta de consciencia que temos demostrado na utilização da água, temos que concordar inteiramente com você. Porém nunca é tarde para mudarmos hábitos e começarmos a agir diferente cobrando para que outros também o façam. Mudanças pequenas também são capazes de fazer uma revolução.
      Abç
      Magda Palma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: