Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito

contrapiso

   Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade.

   É costume pensar mais na estética  porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como, desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.

   A idéia não é você sair por aí querendo, você mesmo, fazer o contrapiso, mas um pouco de informação vai ajudar a entender o porquê de certas dificuldades ou restrições quando se está reformando, para não ter dúvidas e para não brigar  com o profissional que está executando o trabalho, reclamando de falhas que podem ter sua origem na infraestrutura.

   Para começar é bom saber para que serve o contrapiso. As funções mais importantes são:

- Corrigir pequenos desníveis na laje

- Integrar sistemas de impermeabilização

- Complementar sistemas de isolamento

- Suportar atuação de cargas sem apresentar quebraduras

- Embutir tubulações elétricas e hidráulicas

- Oferecer os caimentos necessários para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas externas e, claro, servir de base para os revestimentos de piso.

   Aliás, caimento é um item a parte. Já que este parece ser um problema crônico principalmente nos banheiros onde, veja só, os ralos teimam em aparecer em lugares errados dificultando o escoamento da água. O que, além de incômodo e anti-higiênico, dá um aspecto de obra mal acabada.

  2_8 O processo todo se incia na construção. No correto tratamento do solo, com o batimento uniforme da terra e posterior cobertura de pedras e brita em uma espessura variando entre três e quatro centimetros. Sobre esta camada espalha-se uma massa de cinco a sete  centimetros de concreto nivelado procurando deixar o mínimo possível de irregularidades ou ondulações.

   No caso de apartamento ou segundo piso de sobrados, estes cuidados podem ser dispensados uma vez que o piso é assentado diretamente na laje de concreto. Porém esta deve estar limpa, seca e nivelada.

   Antes de construir ou reformar o ideal é saber, com antecedência, quais revestimentos de piso serão utilizados para que as espessuras e o nível do contrapiso sejam adequados para recebê-los, principalmente no caso de mistura de materiais. Com este pequeno cuidado você evita o transtorno de ter que quebrar o chão para deixá-lo na altura correta. Atenção, também, para opções como cimento queimado e granilite pois eles são muito sensíveis a trincas e não comportam a passagem de conduites.   

  

 

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , , ,

67 Respostas to “Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito”

  1. kaue Says:

    gostaria de saber que tipo de cimento uso ou outro material para fazer um contrapiso em cima de placas de ferro? ou seja o que pode aderir bem nessas placas?

  2. odair Says:

    Pretendo aumentar a garagem em casa em aclive. O empreiteiro me disse que tem que fazer um contra piso no comodo da frente + coluna de sustentação e ai sim, retirar a terra sob o comodo de 4,5 x 3 m. A pergunta o procedimento de segurança é esse mesmo.
    Abraços

  3. luis miranda Says:

    estou mexendo no piso da minha casa porque o nível da rua ficou mais alto. Para corrigir esse piso eu posso usar carvão mineral.

  4. Jennifer Says:

    Olá, pretendo construir uma casa no 2º andar mas a laje tem um desnível grande de aproximadamente 15cm. Gostaria de saber que material utilizar para que esse contra piso não fique pesado pois a casa de baixo é antiga. Obrigada…

    • Adalberto Castro Says:

      Cara Jennifer. Antes de iniciar a sua intenção de construir sobre a edificação atual. Sugiro que esta análise seja feita junto a um engenheiro(a). Pois é necessário se ter a certeza que a edificação inferior está preparada para receber a nova carga sobre a sua sustentação.

      Ok? Boa sorte.

      Adalberto

  5. maria moreira rocha Says:

    Boa noite! Estou construindo o terceiro andar no meu sobrado e para fazer o contrapiso em cima da laje já existente de 44m2 com espessura de 5cm, o Eng. pediu 400 sacos de 20kg de areia ou 7m3 +320 sacos 20kg de brita n.2 ou 4m3 + 30 sacos 50kg de cimento CPII50. estou achando muito material e muito peso. Será que esta corrreto todo esse material? Voce me indicaria um material mais leve, pois estou com medo do sobrado desabar. grata

    • Adalberto Castro Says:

      Boa tarde Luma. Para lhe dar uma opinião técnica, se faz necessário que um empreiteiro, ou engenheiro visite a sua obra para analisar e opinar.

      Boa sorte.

      Adalberto

  6. jair tomé Says:

    Gostaria de saber uma coisa, como e o processo de isopor no contra piso para redução de Ruidos e impactos, estou construindo por cima da laje e ja estou no contra piso. qual o tipo de placa de isopor, e qual a espessura dessa placa? Como e feito a aplicar desse contra piso. Obrigado

  7. willes Says:

    Estou com uma laje de 650 m no terceiro pavimento de minha obra, e batemos a laje com o caminhão betoneira, estou mestrando o contrapiso com a proporção 2 carrinhos de areia e 1 sc de cimento, e pelo que vi na maioria da área temos um desnível variando entre 6 a 10 cm, se corrigir essa diferença com massa além de ficar pesada fica cara.
    ouvi dizer que posso fazer o preenchimento de munha de carvão ou placas de isopor.Isso procede: se sim como uso.

    • Adalberto Castro Says:

      Caro Willes. Se sua intenção é de diminuir o peso sobre a lage, te aconselho usar argila expandida na composição da argamassa. Isso lhe proporcionará uma diminuição de peso considerável.
      Boa sorte.

  8. Ciro de Paulo Says:

    Tenho um contrapiso que está soltando areia, quero assentar tacão de madeira sobre ele, esse assentamento é com cola PU. Será que posso fazê-lo ou terei que mexer no contrapiso antes de assentar o tacão de madeira.
    Obrigado.
    Ciro

    • Adalberto Castro Says:

      Boa tarde Ciro. Te aconselho eliminar o desprendimento do contra piso construído e na sequência inserir uma farofa de argamassa bem fina para nivelar o piso. Somente após esta corretiva é que os tacos poderão ser assentados.

      Boa tarde.

  9. Bianca Says:

    Olá, boa tarde!

    comprei um apartamento e preciso fazer um contrapiso de 9 cm de altura. Penso em utilizar argila expandida. Qual seria o cálculo da quantidade de argila por m²? Essa é a melhor solução?
    Obrigada!

  10. mario Says:

    Gostei das informação

  11. carlos carvalho Says:

    Não sou profissional do assunto. Estou reformando um banheiro para acesso ao uso da piscina. Quebrei todo piso aintigo, deixando somente as intalações do vaso sanitário. Notei que a altura do piso ficou alta para instação do novo vaso sanitário Como devo corrigir esta distorção?

    • poloservicos Says:

      Carlos, procure no mercado um kit para instalação de vaso sanitário mas, atenção não se trata de decanel. Procure o auxilio de um vendedor na hora da compra.
      Adalberto

  12. Edilson Says:

    Luma, depende da estrutura tamanho das colunas e se foi usada lajotas de barro ou isopor para preenchimento da lage, também e espessura do concreto – isso tem que ser considerado para que se tenha demensão de peso a ser suportado – seu pedreiro fez o correto, para vigotas de 3,80 ou mais deve-se usar os vigotes + (MAIS) uma barra de ferro 5/16 (8mm) dentro de cada vigote com um gancho dentro da cinta para que a lage não fique frágil no centro. Também deve ser usada ferragem transversal aos vigotes de ferro 1/4 (6mm) disposto a uma distancia de 0,5 metros também com ganchos nas cintas laterais –
    Obs: em vigotes de até 3 metros não costuma-se usar ferragem adicional.

  13. Manoel Says:

    Boa tarde
    Estou começando uma obra e me disseram que tinha que fazer o contrapiso do banheiro 1 cm menor que o contrapiso do restante da casa. Ou é apenas o contrapiso da área do chuveiro que é mais baixo? Qual é o certo?
    Obrigada.

    • Adalberto Castro Says:

      Manoel, a instrução esá certa, pois o benheiro assim como a cozinha de uma casa, são áreas umidas que por sua vez, devem reter a água no seu interior

      Adalberto

  14. Luma Says:

    o pedreiro fez uma laje pre-fabricada para mim de 7,0 mt comp p/ 3,80 largura , tem seis colunas e tubulacao de 0,50 de profundidade e cintas nas laterais e tres no centro colocou os negativos no mesmo sentido das vigotas e apenas restante dos negativos no sentido transversal , como a laje é de piso tenho medo que ela ceda posso corrigir isso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: