Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito

contrapiso

   Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade.

   É costume pensar mais na estética  porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como, desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.

   A idéia não é você sair por aí querendo, você mesmo, fazer o contrapiso, mas um pouco de informação vai ajudar a entender o porquê de certas dificuldades ou restrições quando se está reformando, para não ter dúvidas e para não brigar  com o profissional que está executando o trabalho, reclamando de falhas que podem ter sua origem na infraestrutura.

   Para começar é bom saber para que serve o contrapiso. As funções mais importantes são:

- Corrigir pequenos desníveis na laje

- Integrar sistemas de impermeabilização

- Complementar sistemas de isolamento

- Suportar atuação de cargas sem apresentar quebraduras

- Embutir tubulações elétricas e hidráulicas

- Oferecer os caimentos necessários para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas externas e, claro, servir de base para os revestimentos de piso.

   Aliás, caimento é um item a parte. Já que este parece ser um problema crônico principalmente nos banheiros onde, veja só, os ralos teimam em aparecer em lugares errados dificultando o escoamento da água. O que, além de incômodo e anti-higiênico, dá um aspecto de obra mal acabada.

  2_8 O processo todo se incia na construção. No correto tratamento do solo, com o batimento uniforme da terra e posterior cobertura de pedras e brita em uma espessura variando entre três e quatro centimetros. Sobre esta camada espalha-se uma massa de cinco a sete  centimetros de concreto nivelado procurando deixar o mínimo possível de irregularidades ou ondulações.

   No caso de apartamento ou segundo piso de sobrados, estes cuidados podem ser dispensados uma vez que o piso é assentado diretamente na laje de concreto. Porém esta deve estar limpa, seca e nivelada.

   Antes de construir ou reformar o ideal é saber, com antecedência, quais revestimentos de piso serão utilizados para que as espessuras e o nível do contrapiso sejam adequados para recebê-los, principalmente no caso de mistura de materiais. Com este pequeno cuidado você evita o transtorno de ter que quebrar o chão para deixá-lo na altura correta. Atenção, também, para opções como cimento queimado e granilite pois eles são muito sensíveis a trincas e não comportam a passagem de conduites.   

  

 

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , , ,

68 Respostas to “Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito”

  1. cicero Says:

    na minha casa ja tem um contra piso na laje so que modifiquei a autura da janela e portas portando vou ter que fazer outro contra piso para nivelar a autura padrao entre elas posso fazer um contra piso com farelo de isopr e depois uma camada fina de contrapiso para nivelar a autura das portas e janelas sem tirar o contrapiso que ja ta na casa, picando o mesmo para fixsar o outro.obs: ta precisando de 7cm

    • Adalberto Castro Says:

      Caro Cicero. Sim, você pode acrescentar o novo contra piso niverador por sobre o atual. Só te aconselho ficar atento sobre a metragem quadrada se esta obra for em um apartamento.

      Adalberto

  2. Davi Says:

    Olá! Poderia me tirar uma dúvida?
    Sou do RJ, e meu pedreiro sugeriu fazer um contrapiso na minha piscina de azulejos (25 m²) para evitar possíveis vazamentos, já que a piscina está vazia há bastante tempo. Já enchi e não apresentou vazamento nenhum, o contrapiso seria só para garantir mesmo, já que o chão dela está com os azulejos bastante velhos e rejuntes ruins. Nós iriamos aplicar uma manta asfaltica em toda a piscina e um contrapiso por cima, mas tenho medo desse piso rachar. Precisa fazer alguma separação com ferro, ficar molhando o cimento, coisas do tipo? Tem uma altura mínima recomendada para o contrapiso? obrigado e desculpe tantas perguntas.

    • Adalberto Castro Says:

      Caro Davi. Na desconfiança o idela seria que o revestimento fosse retirado, juntamente com a reboco grosso, para que fosse instalda a manta de impermeabilização e por sobre ela o reboco e o revestimento.

      Adalberto

  3. JOhnatan Rafael Says:

    Gostaria de saber uma coisa. Como e o processo de isopor no contra piso para redução de Ruidos e impactos, estou construindo por cima e ja estou no ocntra piso. O isopor e comprado em placas ou tritutado? Como e feito o traço do Massero.. Obrigado

    • poloservicos Says:

      Caro Johnatan , proceda da seguinte forma:

      1. Limpeza do piso atual
      2. Instalar placas de isopor de 150mm
      3. Aplique uma camada fina de massa desempenada
      4. Instale por sobre esta camada de massa uma tela POP de 10
      5. Acomode o piso acima de 5cm sobre esta tela e desempene

      Adalberto

      • JOhnatan Rafael Says:

        Dizem que existe um processo onde e misturado o isopor na massa. Queria saber mais detalhes sobre o processo se alguem puder esclarecer minha duvida. Obrigado

      • Márcio Says:

        Olá,

        Achei muito legal o site e também o assunto deste post. ue cabe em minha situação atual Preciso nivelar uma sacada de 28 metros quadrados com a sala e também colocar o piso. O piso (porcelanato) que vou colocar na sacada é o mesmo da sala (1 m X 1m cada peça), o porcelanato (peça) tem espessura de 1,3 cm. A diferença final de nível da sala com a sacada é de 7 cm. Fui orientado a utiliza isopor no nivelamento para diminuir a carga. Minhas dúvidas são as seguintes:
        – Qual a espessura do isopor que devo utilizar neste caso? Estou pensando em 3 ou 4 cm.
        – Tenho que fazer o contra piso? Qual a espessura? Neste caso também devo utilizar a malha POP sobre o isopor?
        – O isopor pode ser o de papelaria (20% de reciclado) ou tem que ser Tipo 1 (F1)?

        Desde de já agradeço a ajuda.

  4. Ricardo Says:

    Amigo, preciso fazer um contrapiso em uma área de 70 m², 8 cm de altura. Penso em utilizar flocos de isopor no lugar da brita para diminuir a carga. Você poderia me dizer qual o traço de devo usar de cimento e areia para um saco de flocos? Preciso usar cola branca na mistura? Qual a proporção da cola? desde já agradeço a ajuda.

    • poloservicos Says:

      Caro Ricardo. Te aconselho substituir o isopor por ” argila expandida ” mantendo a mistura de cimento e areia calculada pelo peso previsível que a área irá receber.

      Adalberto

      • Ricardo Says:

        Adalberto, já adquirimos o isopor. O contrapiso será no sotão, por isto a carga não será grande. Agradeço a ajuda.

      • poloservicos Says:

        Caro Ricardo, neste caso seu procedimento deve ser da seguinte forma:

        1. Limpeza do piso atual
        2. Instalar placas de isopor de 150mm
        3. Aplique uma camada fina de massa desempenada
        4. Instale por sobre esta camada de massa uma tela POP de 10
        5. Acomode um acima de 5cm sobre esta tela e desempene

        Adalberto

  5. va4+ Says:

    gostei da explicação do texto que fala em como fazer o contrapiso,porém seria interessante se fosse postado junto com a explicação um video mostrando como tirar o nivel para para executar o seviço e explicando as etapas.

  6. genervino coelho araripina PE Says:

    bom dia, amigo eu estou com um problemão com uma laje pois o pedreiro que a fez errou na hora de tirar o níivel, e ficou acredite, uma diferença de 15cm de um canto para outro da laje, a medida dela eh 7mt de largura por 13,8mt de comprimento. pergunto para fazer o contrapiso e tirar esse desnivel eu posso usar isopor? se sim, qual o espaçamento e a altura do concreto que vc recomendaria ?
    agradeço se puder me ajudar.
    coelho

    • poloservicos Says:

      Caro Coelho, use argila expandida para compensar o volume do contra piso. Ela é mais indicada para sua situação. Instale a argila de nº 2.

      Adalberto

      • Eduardo Says:

        Caro Adalberto, nesse caso a argila iria na mistura? Qual a proporção? Obrigado

      • poloservicos Says:

        Caro Eduardo. Instale uma camada de argamassa e depois espalhe a argila sobre esta camada. Na sequência complete com concreto o nivelamento do piso.

        Adalberto

  7. AloRossetto Says:

    olá, comprei um apartamento que veio no contra-piso na sala e quartos e piso frio nos banheiros, cozinha e lavanderia…o problema é que as áreas com piso frio estavam num nivel muito mais alto q o contra piso…uns 5cm, mandei fazer o contra piso pra nivelar, e colocar laminado (durafloor). No final achei q o contra ficou muito alto…qual a diferenca entre o contra e o piso frio pra colocar a soleira e ficar ideal ? se eu quiser diminuir a altura do contra piso teria q romover tudo e fazer de novo ? obrigado !

  8. José Manoel Says:

    Boa Noite,

    Tenho 193m² de contrapiso para ser retirado, pois esta com trincos e com infiltração. Não consigo assentar piso dessa maneira que está.
    Após retirar todo esse contrapiso velho, vou compactar e pretendo colocar malha de ferro no contrapiso. Pois tenho 26m de comprimento x 2m largura (área externa, quintal).
    Gostaria de saber qual é a malha que devo usar e qual o traço de concreto e se devo usar junta de dilatação.
    Também gostaria de saber qual expessura do contrapiso (para quintal, corredor externo) pois após feito o contrapiso irei passar uma massa de nivelação para poder assentar o piso (com argamassa).
    Atenciosamente,
    Obrigado.

    • poloservicos Says:

      Caro José Manoel, após a compactação do solo instale a ” Tela pop ” que é vendida na maioria das lojas que comercializam materiais de contrução civil. Com relação as juntas de dilatação, elas são obrigatórias.
      A expessura do contra piso pode ficar em torno de 7cm, aconselhamos utilizar na mistura do contrapiso a brita número 2.

      Adalberto.

  9. ednete sacramento Says:

    a meu contra piso houve o seguinte: ele trincou infiltrou agua e ficou oco ,nos retiramos esse contra piso e estamos fazendo outro ,mas estamos achando muito grosso em relaçao ao antigo e por isso estamos com medo em relaçao desse centimetros a mais de algun problema ! gostaria que alguem me explicasse se isto esta certo pois ja estou entando em desespero! beijos e agradeço desde ja

    • poloservicos Says:

      Cara Ednete, a espessura de um contrapiso é definida depois de calcular a carga que será exercida sobre ele. Se seu contrapiso é destinado para trânsito interno ou externo de pessoas, a espessura ideal é de até 10cm, mas independente da sua espessura, a metragem quadrada também influenciará na construção. Desta forma, é necessário que você forneça a informação das medidas e para qual utilização este contrapiso se destina.
      Adalberto

  10. Alessandra Says:

    Bom dia gostaria de saber qual é o calculo de material/proporção para fazer contrapiso em apartamento para ASSOALHO com fixação a francesa (o parafuso não fica aparente) e qual é o aspecto do contra piso (qdo passo uma chave de fenda pode solta um pouco de areia???? Obrigada

    • poloservicos Says:

      Alessandra, a quantidade de material ( areia e cimento ) para construção de um contrapiso, só pode ser calculada depois que a altura necessária for definida. Geralmente a altura não ultrapassa 3 ou 4cm. Neste caso, usamos a mistura de 3 partes de areia, para uma parte de cimento. Quanto a dureza do contrapiso não há com que se preocupar, pois uma vez bem balanceado, não se desfaz com facilidade.
      Adalberto

  11. Rodrigo Says:

    Amanhã meu pedreiro vai fazer um contra piso, de mais ou menos 40m2, qual a altura ideal que posso deixar ? É melhor ele fazer o contra piso ou a laje primeiro ? Vou colocar laje de isopor, qual seria altura ideal de concreto que posso deixar ?

  12. Helcio Says:

    oi, solicitei o serviço de contrapiso, porém depois da secagem reparei que surgiram trincas e algumas partes está oco, acredito que seja problema de assentamento, nesse caso devo pedir para refazer o contrapiso todo ou só nas partes que surgiram esse problema? obrigado!

    • poloservicos Says:

      Ola Helcio,
      O reparo localizado só é possivel caso tenha sido empregada a tela pop durante a fase de instalaçao do mesmo. Caso contrário será preciso reconstruir o contrapiso observando tanto o uso da tela pop como de juntas de dilatação.
      Adalberto

  13. Josemil Rodrigues Says:

    Caros,

    Tenho um sobrado e pretendo colocar piso laminado na parte de cima. Um dos motivos é peso menor desse material. Gostaria de saber se há alguma alternativa para diminuir o peso do contrapiso também. Obrigado. Josemil Rodrigues

  14. andre Queiroz Says:

    obrigado pela resposta mas la vai por piso e não pode ter juntas de delatação vc teria mais alguma sujestão?
    abç
    andre

  15. andre Queiroz Says:

    boa noite estou com um grande problema em uma obra
    o contra piso tinca nas imendas ,quando fasso o contrapiso no lado pronto passo bianco e não ta resolvendo ,gostaria de saber o q fazer para arrumar as tincas pois eu arrumo e elas vontam a aparecer, atenciosamente obrigado.

    • poloservicos Says:

      Olá André, em geral o problema de rachadura ocorre devido a falta de juntas de diatação. Se você não executou esta etapa, provavelmente, esta deve ser a causa.
      Abç
      Adalberto

  16. Igor Says:

    Siga o exemplo abaixo:

    80m² x 0,05m (altura do contrapiso) = 4m³
    traço do contra piso 5 Latas (18Lts) de Areia média + 1 Lata (18Lts) de Cimento.
    Cada Lata (18Lts) = 0,018m³
    4m³ = 222 Latas (18Lts)

    Sendo que das 222 Latas (18Lts), 44 Latas (18Lts) são de Cimento e o resto 178 Latas (18Lts) são de areia.

    Transformando:
    1 Saco de cimento 50Kg = 2,5 Latas (18Lts) x 44 = 17 sacos de cimento
    178 Latas (18Lts) Areia = 3,5 m³ de areia média

    Conclusão: 17 Sacos de cimento de 50Kg e 3,5m³ de areia média.

    Se voce quiser mudar o traço da massa a formula tá aí.

    Abraço.

  17. ademir de jesus Says:

    É uma area k estou me interessando, porque achar uma pessoaque saiba calcular e fazer é muito dificil. por isso com a sua ajuda vou fazer a coisa acontecer.

  18. ademir de jesus Says:

    gostaria de saber o traço de contra piso para area interna, a cada saco de cimento. para eu poder calcular e comprar. obrigado.

    • poloservicos Says:

      Ademir,
      Gostariamos de ajudá-lo, no entanto estamos com dificuldade para entender o que quer dizer ou a que se refere quando cita “traço”.
      MP

  19. SERGIO JOSE DOS SANTOS Says:

    gostaria de saber para um saco de cimento a quantidade de areia para fazer um contrapiso em volta da minha casa. obrigado

    • poloservicos Says:

      Caro Sérgio, se o piso for destinado para trânsito humano, a medida recomendada é de 3 partes de areia, para cada parte de cimento, ou seja, 3 por 1. E para um melhor acabamento o ideal é peneirar a areia.
      Boa sorte!
      Adalberto

  20. Lucio Clair Says:

    Meus parabens é minha primeira vez que acesso o site, porem foii de grande proveito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: