Descarte correto de resíduos de tinta preserva o meio ambiente

house-paints-01  

   Fim de ano chegando. Um pouco mais de dinheiro no bolso. E aquela vontade de dar uma renovada aparece com tudo. Uma boa hora de repintar a casa e dar um novo ar aos ambientes. Mas, sem esquecer de dar a destinação correta aos resíduos de tinta que, porventura, sobrarem.

   Cuidar da destinação adequada dos resíduos é uma preocupação cada vez mais freqüente e que tem por objetivo a preservação do meio ambiente. Na construção civil não é diferente. Reformas, sejam elas pequenas ou grandes, estão inclusas nesta categoria. Então, ainda que você só vá pintar a casa, deverá se preocupar com a correta destinação dos resíduos de tinta.

   Por isso e também para evitar desperdícios e gastos desnecessários, antes de começar, procure determinar a quantidade de tinta necessária para realizar a tarefa. Como? Meça a área a ser pintada e informe-se sobre o rendimento da tinta consultando a embalagem ou o fabricante.

  Trabalho iniciado lembre-se de, um dia para o outro, manter sempre as latas bem fechadas evitando assim o ressecamento. Também é preciso limpar bem a volta da tampa e as bordas da lata e conservar as ferramentas, em uso, limpas deixando pinceis, por exemplo, imersos em solvente específico para o tipo de tinta utilizado.

   Procure aproveitar todo o conteúdo da embalagem usando uma espátula para raspar a lata já que ,depois de aberta, a tinta dura pouco. Mas, se ainda assim houver sobra de material, faça uma boa ação: Doe. E se preferir dar outra destinação misturando tintas, por exemplo, lembre-se de respeitar as características de cada produto, ou seja, não misture tinta à base de água com as a base de solvente.

   E por falar em solventes, as sobras devem ser guardadas em recipientes bem fechados para evitar a evaporação. Esta precaução permitirá a reutilização do produto em uma próxima obra. E os que forem utilizados para limpeza dos materiais de pintura deverão ser guardados para a diluição de tintas similares.

   E atenção: Não jogue restos de tinta no esgoto, pois isso afetará o lençol freático contaminando os rios. Resíduos de tinta seca devem ser direcionados as áreas de transbordo e triagem (ATT) ou a pontos de coleta licenciados . As ATTs em funcionamento podem ser encontradas nos seguintes endereços:

BASE AMBIENTAL RECICLADORA LTDA – ME
Rua Alvorada D’Oeste nº20 – Jaçanã
Telefone: (11) 2241.6380

MAXXIPAPPEL COM. APARAS E SUCATAS LTDA
Rua Joaquim Carlos nº 870 – Pari
Telefone: (11) 2618.1384

PORTO DE AREIA DE SETE PRAIAS LTDA
Rua. Josephina Gianini Elias, nº499 (SP-AD)
Telefone: 5674-0833 

MARIA PATRÍCIA ADINOLFI-ME (ATT-Morelix)
R. Clodomiro de Oliveira s/nº 890- (SP-CL)
Fone: 5844.9130/ 7846-8597

PEPEC AMBIENTAL COM. E SERV. LTDA
Av. Aricanduva, nº1809 – (SP-PE)

   Preocupar-se com a correta destinação dos resíduos é uma demonstração de responsabilidade social e de respeito ao meio ambiente. Compre esta ideia e ajude a promover a reciclagem na construção civil. Sua casa ficará muito mais bonita pensando verde.

Para saber mais:

Resolução Conama

Cartilha Abrafati

http://www.cetesb.sp.gov.br

About these ads

Tags: , , , , , , , , ,

43 Respostas to “Descarte correto de resíduos de tinta preserva o meio ambiente”

  1. Melissa Says:

    Boa Tarde trabalho numa empresa no Rio de Janeiro e encontro dificuldade em descartar resíduos de cabine de pintura (filtro de cabine) alguém conhece alguma empresa que possa me indicar para esse tipo de serviço.

    email pra contato melissarj@tsbrasil.srv.br

  2. MARCELO Says:

    tenho mais ou menos 1000kg de tinta a pó eletrostática vencida, de varias cores e misturadas alguêm se interessa em retirar no local (11)969723848 macelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: