Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito

contrapiso

   Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade.

   É costume pensar mais na estética  porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como, desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.

   A idéia não é você sair por aí querendo, você mesmo, fazer o contrapiso, mas um pouco de informação vai ajudar a entender o porquê de certas dificuldades ou restrições quando se está reformando, para não ter dúvidas e para não brigar  com o profissional que está executando o trabalho, reclamando de falhas que podem ter sua origem na infraestrutura.

   Para começar é bom saber para que serve o contrapiso. As funções mais importantes são:

– Corrigir pequenos desníveis na laje

– Integrar sistemas de impermeabilização

– Complementar sistemas de isolamento

– Suportar atuação de cargas sem apresentar quebraduras

– Embutir tubulações elétricas e hidráulicas

– Oferecer os caimentos necessários para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas externas e, claro, servir de base para os revestimentos de piso.

   Aliás, caimento é um item a parte. Já que este parece ser um problema crônico principalmente nos banheiros onde, veja só, os ralos teimam em aparecer em lugares errados dificultando o escoamento da água. O que, além de incômodo e anti-higiênico, dá um aspecto de obra mal acabada.

  2_8 O processo todo se incia na construção. No correto tratamento do solo, com o batimento uniforme da terra e posterior cobertura de pedras e brita em uma espessura variando entre três e quatro centimetros. Sobre esta camada espalha-se uma massa de cinco a sete  centimetros de concreto nivelado procurando deixar o mínimo possível de irregularidades ou ondulações.

   No caso de apartamento ou segundo piso de sobrados, estes cuidados podem ser dispensados uma vez que o piso é assentado diretamente na laje de concreto. Porém esta deve estar limpa, seca e nivelada.

   Antes de construir ou reformar o ideal é saber, com antecedência, quais revestimentos de piso serão utilizados para que as espessuras e o nível do contrapiso sejam adequados para recebê-los, principalmente no caso de mistura de materiais. Com este pequeno cuidado você evita o transtorno de ter que quebrar o chão para deixá-lo na altura correta. Atenção, também, para opções como cimento queimado e granilite pois eles são muito sensíveis a trincas e não comportam a passagem de conduites.   

  

 

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , , ,

76 Respostas to “Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito”

  1. Lucia Esposto Says:

    Estou preocupada com a instalação de piso laminado em cima de uma laje de concreto. Já foi feito o contrapiso bem nivelado,mas ficou chocho ,e tivemos que arrancar todo o contrapiso pois o mesmo não tinha sido aderido ao concreto.queria saber se tem alguma coisa para passar antes da massa do contrapiso,me indicaram vedapren piso, é certo?

  2. Gerlane Says:

    Olá Polo serviços preciso de sua ajuda, estou construindo uma casa em cima da minha, porém o piso de cima ficou com vários desníveis, uns de 15 outros de 11 cm. Pra nivelar com placas de isopor, é só colocar o isopor e o concreto por cima, ou precisa de tela. Ajude-me por favor.

  3. monique Says:

    Boa noite!
    Preciso fazer um contrapiso numa sala comercial de 53 m²,porém por recomendação da construtora não poderá ser usado o contrapiso convencional com areia e cimento.Qual tipo de contrapiso posso usar se o revestimento será porcelanato de 60×60 e a altura até a soleira da porta é de 7 cm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: