Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito

contrapiso

   Na maioria das vezes nos preocupamos com a finalização, a estética de uma obra ou reforma e não nos damos conta de que a qualidade do assentamento de um revestimento está, diretamente, ligada à correta execução da base que o receberá. O contrapiso é o segredo por trás de um revestimento durável e de qualidade.

   É costume pensar mais na estética  porque parte-se do princípio que os itens de infraestrutura sempre são bem feitos. Mas não é bem assim. Problemas na execução do contrapiso podem trazer surpresas desagradáveis como, desníveis e alturas erradas de portas e tomadas.

   A idéia não é você sair por aí querendo, você mesmo, fazer o contrapiso, mas um pouco de informação vai ajudar a entender o porquê de certas dificuldades ou restrições quando se está reformando, para não ter dúvidas e para não brigar  com o profissional que está executando o trabalho, reclamando de falhas que podem ter sua origem na infraestrutura.

   Para começar é bom saber para que serve o contrapiso. As funções mais importantes são:

– Corrigir pequenos desníveis na laje

– Integrar sistemas de impermeabilização

– Complementar sistemas de isolamento

– Suportar atuação de cargas sem apresentar quebraduras

– Embutir tubulações elétricas e hidráulicas

– Oferecer os caimentos necessários para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas externas e, claro, servir de base para os revestimentos de piso.

   Aliás, caimento é um item a parte. Já que este parece ser um problema crônico principalmente nos banheiros onde, veja só, os ralos teimam em aparecer em lugares errados dificultando o escoamento da água. O que, além de incômodo e anti-higiênico, dá um aspecto de obra mal acabada.

  2_8 O processo todo se incia na construção. No correto tratamento do solo, com o batimento uniforme da terra e posterior cobertura de pedras e brita em uma espessura variando entre três e quatro centimetros. Sobre esta camada espalha-se uma massa de cinco a sete  centimetros de concreto nivelado procurando deixar o mínimo possível de irregularidades ou ondulações.

   No caso de apartamento ou segundo piso de sobrados, estes cuidados podem ser dispensados uma vez que o piso é assentado diretamente na laje de concreto. Porém esta deve estar limpa, seca e nivelada.

   Antes de construir ou reformar o ideal é saber, com antecedência, quais revestimentos de piso serão utilizados para que as espessuras e o nível do contrapiso sejam adequados para recebê-los, principalmente no caso de mistura de materiais. Com este pequeno cuidado você evita o transtorno de ter que quebrar o chão para deixá-lo na altura correta. Atenção, também, para opções como cimento queimado e granilite pois eles são muito sensíveis a trincas e não comportam a passagem de conduites.   

  

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

83 Respostas to “Contrapiso é o segredo de um assentamento bem feito”

  1. Juci Pontes Says:

    Tenho uma casa, foi colocado a laje a 4 Dias. Vejo que ela está com Vazamento A minha dúvida é:Posso colocar lençol de borracha acima, como se fosse um contra Piso.A laje é inclinada.Apos irei cumprir com telhas.Gostaria de saber se esse Processo e Correto, seguro, e se resolveria o Problema da infiltração da Laje.Obrigado.

  2. Anderson Says:

    Fiz um contra piso no meu quintal porém nas imendas do concreto ele está oco, mas não está delatado rachado. E quero assentar pisos, por estar oco de uma imenda para outra o que devo fazer?

  3. Anderson Says:

    Fiz um contra piso no meu quintal porém nas imensas do concreto ele está oco, mas não está delatado rachado. E assentar pisos, por estar oco de uma imenda para outra o que devo fazer?

  4. Daniella Sales Says:

    Bom dia . Preciso fazer um contra piso na lage da minha casa , oque me sugere para não ter problemas futuros?

  5. Celia F de Morais Says:

    Comprei um piso para colocar sobre piso, porém ele tem 1 cm de largura e vi que não vamos conseguir colocar pq causa no nível da porta, existe uma forma de nivelar o piso sem mexer na altura das portas?

  6. Manuela Says:

    Boa noite,

    Vou realizar um contrapiso em uma sala empresarial tenho de altura 6cm, no predio eles exigem que se utilize isopor por conta do peso. Poderia fazer com isopor triturado? Eles solicitam q seja isopor, qual o traço?

    Att, manuela

  7. paula Says:

    Olá gostaria de saber quanto mas ou menos gastaria para pormanta asfáltica e piso em uma Lage de 40 m obrigada

  8. Lucia Esposto Says:

    Estou preocupada com a instalação de piso laminado em cima de uma laje de concreto. Já foi feito o contrapiso bem nivelado,mas ficou chocho ,e tivemos que arrancar todo o contrapiso pois o mesmo não tinha sido aderido ao concreto.queria saber se tem alguma coisa para passar antes da massa do contrapiso,me indicaram vedapren piso, é certo?

  9. Gerlane Says:

    Olá Polo serviços preciso de sua ajuda, estou construindo uma casa em cima da minha, porém o piso de cima ficou com vários desníveis, uns de 15 outros de 11 cm. Pra nivelar com placas de isopor, é só colocar o isopor e o concreto por cima, ou precisa de tela. Ajude-me por favor.

  10. monique Says:

    Boa noite!
    Preciso fazer um contrapiso numa sala comercial de 53 m²,porém por recomendação da construtora não poderá ser usado o contrapiso convencional com areia e cimento.Qual tipo de contrapiso posso usar se o revestimento será porcelanato de 60×60 e a altura até a soleira da porta é de 7 cm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: